Portões


Portões são limites que guardam mistérios. O que podemos encontrar depois de um portão? Portão é um portal para um novo mundo. Existem os portões físicos que guardam uma nova paisagem logo do outro lado, e existem os portões invisíveis, espirituais, que uma vez ultrapassados também nos conduzem a um  mundo de descobertas. Uma ocasião experimentei uma epifania espiritual muito forte, que mesclava um portão físico, concreto, com um portão também espiritual. Estávamos estacionados e iriamos pernoitar nos jardins do santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fátima, Portugal, quando, já noite, eu muito agitado, tentando dormir, mas com insônia, em nosso Motor Home alugado para uma viagem por alguns dias por este lindo país, escuto uma melodiosa e agradável cantoria. Ela me chama a atenção, como também me chama. Levanto sozinho e em silêncio, pois todos na família já dormiam, e pé sobre pé, me desloco em direção a esta linda melodia. Me deparo, com um portão, e naquele local, estava escuro e vazio, pois já altas eram as horas da noite. O som, a música, a melodia, estavam no outro lado deste portão. Vou em direção a ele. Ao atravessá-lo, me deparo com a explanada do santuário iluminada por uma procissão com pessoas portando velas e entoando em um lindo coro aquela canção que me chamava. O impacto de todo aquele cenário, que se mostrou a mim após atravessar aquele portal físico e concreto, foi ao mesmo tempo o tele transporte para um outro lugar de paz e revelação. Foi absolutamente emocionante esta mescla de música, procissão, velas e a própria espiritualidade do local. Me aproximo da procissão, sinto a energia da fé e noto que os puxadores desta caminhada espiritual eram cadeirantes e portadores de deficiência física, o que me toca profundamente. Como um filme bom, me recordo deste momento e de cada detalhe desta descoberta. Ainda hoje escuto esta melodia linda que me conforta e me faz minimamente compreender que a felicidade, a paz e o se encontrar, talvez sejam portas que devemos atravessar.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolhas e Renúncias

O Resgate do Velho Rapaz

Amo a primavera, mas respeito o inverno !!!